Abdominoplastia pós operatório – Cuidados e Recomendações!

O pós-operatório da abdominoplastia requer certos cuidados que devem ser levados a risca. Caso não haja cuidados nessa fase, a chance da sua cirurgia não ficar como esperado pode ser grande.

A recuperação total da abdominoplastia pode demorar cerca de 2 meses. No entanto, muitas pessoas acabam fazendo a lipoabdominoplastia ou a abdominoplastia junto com a mamoplastia. Assim, a recuperação pode demorar um pouco e ser um pouco mais dolorosa.

Dreno

DrenoDreno é um recipiente para fazer a drenagem do sangue e líquidos acumulados no corpo, normalmente eles são removidos antes da alta.

Mas pode haver casos do paciente levar o dreno para casa. Se esse for o seu caso, é muito importante você redobrar os cuidados. É muito importante não fazer movimentos bruscos porque se pode arrancar o dreno e causar um ferimento na pele, por isso, é importante manter-se em repouso, como indicado pelo médico.

Com o passar dos dias a quantidade de líquido que sai deve diminuir com o passar dos dias e a pele próxima ao curativo deve se manter limpa e sem vermelhidão ou inchaço.

Na maioria dos casos é possível tomar banho com o dreno, porém não se deve molhar o curativo da ferida, porque aumenta o risco de infecção.

Todavia, as principais complicações com dreno são infecções, sangramentos ou perfuração de órgãos, porém essas complicações são muito raras.

Cinta modeladora

O uso da cinta modeladora é essencial no pós-operatório, pois promove pressão, evita edemas, ajuda a manter a postura ereta evitando a formação de líquidos embaixo da pele. Além disso, a cinta modeladora pós-cirurgia ajuda também na cicatrização e formação do novo contorno.

O tempo de uso da cinta pode variar de 30 a 90 dias. O que determina o tempo da cinta é a cicatrização, flacidez da pele e acomodação da pele ao novo contorno corporal.

O paciente deve tomar alguns cuidados ao colocar a cinta modeladora, tais eles são:

• Verificar se nenhuma pele está dobrada por baixo da cinta;
  • Abrir e fechar a cinta deverá sempre ser feita por terceiro;
  • Utilizar placa de contensão por baixo da cinta modeladora;
  • A cinta deve ser retirada apenas para tomar banho;
  • O tecido da cinta deve ser respirável, antimicrobiano e durável.

Banho

Dependendo do caso do paciente o mesmo não deverá tomar banho durante 8 dias que é o tempo que a cinta modeladora tem que ficar no corpo sem retirá-la.

Mas para manter a higiene, pode-se lavar o corpo parcialmente com uma esponja, pedindo a ajuda de um familiar para não se fazer esforço.

Recomendações pós-operatórias

Cuidados e recuperação da abdominoplastia pós operatórioVeja abaixo algumas outras recomendações no pós-operatório da abdominoplastia:

• Dormir de barriga para cima, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz.
  • Ao andar, deve-se dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga como se a estivesse segurando.
  • Evitar todo e qualquer medicamento sem o auxilio do médico.
  • Evitar esforços por pelo menos 30 dias.
  • Lavar a região somente quando o médico liberar.
  • Fazer tudo que o médico pedir (sem exceções).

Quando ir ao médico?

É sempre importante consultar um médico quando surgir:

• Febre;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor intensa na cicatriz;
  • Dor que não passa com os analgésicos indicados pelo médico;
  • Cheiro fétido;
  • Dificuldade para respirar;
  • Manchas de sangue ou outro líquido no curativo;
  • Sinais de infecção como região quente, inchada, avermelhada e dolorida.

Os sintomas acima pode causar alguns problemas como infecções, embolia pulmonar ou uma anemia. Além disso, esses sintomas pode fazer demorar mais ainda a recuperação da abdominoplastia. Por isso, fique atento!